quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

resiliência


resiliência
(inglês resilience)
s. f.
1. Fís. Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2. Fig. Capacidade de superar, de recuperar-se das adversidades.

Esta é a definição do dicionário: simples, clara e objetiva.

Algumas pessoas tem maior capacidade de enfrentar e superar situações traumáticas, que para outros seria razão de um desespero sem fim. Tragédias, desemprego, deficiências, violencia, abandono, rejeição...situações às quais qualquer um de nós pode passar, por mais seguros que o nosso autoengano nos faça sentir.
Ser resiliente não significa de modo algum não sofrer, não sentir dores profundas, não ter medo. E também não é exatamente como na definição acima em que se retorna à forma original, como se não sofresse qualquer alteração. Há mudanças sim, marcas, feridas. A grande diferença é que cuida-se da ferida, enfrenta-se a dor até que ela cicatrize. E aí a vida segue em frente sem que se permita que a raiva, a mágoa, os rancores deformem a maneira como se vive, a tal ponto de perde-la de si mesma, como muitas vezes acontece.
Quando tragédias, como as que tem ocorrido recentemente, são expostas diariamente na mídia, cada um de nós defronta-se com a perda, com a inexistencia de garantias de posse eterna, seja da vida, das pessoas amadas ou dos bens que acumulamos. A gente se pergunta, lá no fundo do nosso medo, como poderíamos enfrentar tamanha dor. E muitas vezes imaginamos que não teríamos essa força, não seria suportável.
Tenho visto de perto exemplos de pessoas que nunca haviam imaginado que eram tão fortes até serem postos à prova. Por isso acredito. Tenho fé nas pessoas e na vida. Não é otimismo romantico ou ilusório. É vida real. É da condição humana, de sua natureza.
Na história da evolução do homem é tão claro... Não teríamos chegado até aqui se não existisse esse potencial para a resiliência dentro de nós.
Quando a vida colocar na sua frente uma pedra gigantesca lembre-se disso...

Nenhum comentário:

"Coração mistura amores. Tudo cabe."