sábado, 16 de janeiro de 2010

rito de passagem


Ontem foi a celebração de Colação de Grau da minha Mariana, como eu havia falado no post anterior. Quem já vivenciou essa experiencia compreende o que senti. Para quem ainda não viveu tentarei descrever. Voce vê a sua menininha, que hoje é maior que voce, toda paramentada com a beka (não sei como escreve rs). Ela está mais linda do que nunca, puro sorriso de quem alcançou, através de sobrehumanos esforços, o lugar mais alto do pódio. Vitória...conquista suada. Foi derrubada no tatame inúmeras vezes, algumas pensou que perderia a luta, mas encontrou forças dentro de si pra levantar e virar o jogo. Jogo da vida. Ela é brilhante felicidade, contagiando e sendo contagiada pelos amigos, companheiros fiéis da mesma jornada. Um filme passa pela sua cabeça e voce revive na memória afetiva todos aqueles momentos que construíram aquela pessoa tão amada. Voce ri e se emociona com a foto que ela escolheu, quando criança, pois é a mais verdadeira imagem de quem ela é. As formalidades do mundo, aquelas regras sociais tolas do tipo, 'senta direitinho; mais modos pra comer; não dá pra jogar bola dentro da sala do apartamento!; desce dessa árvore, voce vai cair daí; deixa a tiara por favor, tá tão bonitinha! ; não dá pra ir de tenis e jeans na festa de 15 anos da sua amiga!; pelo amor de Deus, chega de quebrar todos os ossos que eu fiz com tanto carinho! ' e por aí vai. Não houve bronca, conversa ou sermão que desse jeito nisso rs. Ontem após a cerimonia, deliciando-nos com gostosas gargalhadas provocadas por ela, a irmã disse: "tem coisas que só a Mari faz por voce!". Até hoje, quando ela termina uma gostosa refeição declara: ' tô cheia!!' seguida da bronca da Nathy: ' não fala assim, Mari, é: estou satisfeita', ao que ela responde: 'mas isso não expressa o que quero dizer!'.
É dessa espontaneidade, dessa alegre irreverência, desse espírito livre, que é feita a minha filha. E também de uma maturidade e uma sabedoria capaz de ensinar muito até aos meus pais. E de uma garra, uma fibra e uma capacidade imensa de superação.
Foi tudo isso e um pouco mais que se passou dentro de mim naquela formatura.
E um desejo genuinamente forte de que ela continue sempre assim.
Permanecendo eternamente livre, criativa e alegre, amorosamente apaixonada pela vida!!

...

O patrono da turma citou trechos de um discurso de Steve Jobs na formatura de alunos da Universidade de Harvard. Muito bonito. Por isso transcrevo aqui alguns deles.

" Com efeito, você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida."

" Às vezes a vida te acerta na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me manteve em pé foi gostar do que eu fazia. Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente."
" Lembrar-me de que logo eu vou estar morto é a ferramenta mais importante que eu encontrei pra me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – todas as expectativas exteriores, todo o orgulho, todo o medo de passar vergonha ou falhar – todas essas coisas simplesmente ficam pequenas diante da morte, deixando apenas o que é realmente importante. Lembrando-se de que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço pra evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há motivo para não seguir seu coração."

" Ninguém quer morrer. Mesmo pessoas que querem ir pro céu não querem morrer pra chegar lá. E mesmo assim a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém jamais escapou. E é assim que tem que ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente causador de mudanças da vida. Ela elimina o velho para criar espaço pro novo. Agora o novo são vocês, mas não muito longe de agora, vocêgradualmente se tornarão o velho e serão eliminados. Sinto muito ser tão dramático, mas é A verdade."Seu tempo é limitado, então não percam tempo vivendo a vida de outro. Não sejam aprisionados pelo dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário."

" Permaneçam famintos. Permaneçam tolos. "

Um comentário:

Solange Maia disse...

viva a Mariana, filha da Carla, irmã da Nathalia, de alma livre e pensamentos corajosos.

viva a família, a mesa, a sabedoria que nasce quando a gente quer crescer.

viva o orgulho que tenho dessa gente jovem que sóo faz nos acrescentar.

parabéns Carla !!!!!!!

"Coração mistura amores. Tudo cabe."