quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

dignidade

Hoje encontrei uma paciente soropositiva que atendi a muitos anos atrás. Ela logo me reconheceu e abriu seu sorriso acolhedor. Para ajudar na sua sobrevivencia ela fez um curso de confecção de Pão de Mel e sempre vende no ambulatório. Uma amiga enfermeira, certo dia, foi de surpresa em sua casa para buscar uma encomenda. Encontrou-a toda paramentada, com touca, luva, avental e máscara, numa cozinha muito simples, mas impecavelmente limpa, fazendo seus pães. São de um capricho digno daquelas lojas de chocolate super chiques, de shopping sabe? E deliciosos.
Me contou que perdeu seu filho de 18 anos a pouco tempo, dizendo-se resignada pois "ele está ao lado de Deus". Estava acompanhada de sua filha, uma menina bonita de 9 anos aproximadamente, cega... Uma mulher de fibra, extremamente humilde mas de uma riqueza de espírito rara. Muito educada, gentil e simpática com todos.

Problemas? Tenho, claro, como todo mundo. Mas insignificantes como grãos de areia perto de tanta realidade árida como essa. E que a coragem e dignidade de pessoas como ela transformam em Vida.

Nenhum comentário:

"Coração mistura amores. Tudo cabe."